Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - PUC - RIO GRANDE DO SUL - Controle Biológico (Ecologia) - Resistência a Inseticidas (Evidências da Evolução Biológica) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Controle Biológico (Ecologia)
  • Resistência a Inseticidas (Evidências da Evolução Biológica)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2011)Número Original: 14Código: 12381

Verão

Controle Biológico (Ecologia) Resistência a Inseticidas (Evidências da Evolução Biológica) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
Exibir texto da questão

INSTRUÇÃO: Responda à questão 14 com base nas informações, figura e afirmativas abaixo. O Brasil é o segundo maior produtor de culturas biotecnológicas do mundo, atrás somente dos Esta- dos Unidos da América (ISAAA, 2009). Culturas biotecnológicas com ação inseticida, como o Milho Bt, produzem uma toxina chamada de Bt, que age matando especificamente insetos praga do milho. Dessa forma, é esperado que as plantas de Milho Bt promovam uma elevada mortalidade nas populações naturais de insetos praga, levando a uma diminuição dessas populações em curto prazo. Contudo, sabe- se que em longo prazo irão surgir insetos praga resis- tentes a esta toxina Bt. A melhor estratégia para re- duzir o aparecimento destas pragas resistentes é o uso de refúgios em lavoura com Milho Bt. O refúgio pode ser definido como uma área cultivada com milho tradicional, na qual a praga alvo tenha condições de sobrevivência e de reprodução. A figura abaixo ilustra a estratégia dos refúgios. Gh Inseto praga sensível ao Bt A Inseto praga sensível ao Bt sa Inseto praga tolerante ao Bt fora o * Refúgio Lavoura Biotecnológica Lavoura tradicional Cultivada com Milho Bt de milho (sem plantas Bt) Sobre essa situação, afirma-se: |. Atoxina Bt age como pressão de seleção para o surgimento de insetos praga sensíveis ao Bt. ll. A relação que existe entre insetos tolerantes e insetos sensíveis ao Bt é a comensal. HI. O refúgio possibilita a produção de insetos praga e favorece o acasalamento ao acaso com indiví- duos provenientes de áreas com plantas Bt. IV. A estratégia de utilizar refúgios reduz a probabili- dade de que os insetos praga desenvolvam resis- tência à proteína inseticida Bt. Interpretando as informações, conclui-se que estão corretas apenas as afirmativas A) tell. B) lelv. C) Nell. D) Illelv. E) | llelil.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2011)Número Original: 14Código: 12488

Inverno

Controle Biológico (Ecologia) Engenharia Genética Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2011
Exibir texto da questão

A dengue é uma doença transmitida pelo mosqui- to Aedes aegypti representa um dos principais pro- blemas de saúde pública do mundo, especialmente em paises tropicais como o Brasil. Por meio de mani- pulação genética, a empresa britânica Oxitec desen- volveu uma população de mosquitos machos de Aedes aegypti com um gene modificado que produz uma pro- teina que mata a prole do cruzamento com fêmeas selvagens. Os machos deste mosquito transgênico, quando liberados no meio ambiente, copulam livre- mente com fêmeas selvagens. Os descendentes des- ses acasalamentos herdam a proteina letal, morren- do ainda na fase de larva ou pupa. A liberação conti- nua e em número suficiente desses insetos trans- génicos no meio ambiente deve afetar a população de mosquitos selvagens. A primeira liberação experimen- talna natureza desses animais no Brasil foi aprovada em dezembro de 2010 e deverá ocorrer no município de Juazeiro, Bahia. Somente os mosquitos fêmeas picam o ser humano, transmitindo a doença. Os mos- quitos transgênicos machos não vivem muito tempo fora do laboratório, pois eles somente sobrevivem en- quanto recebem o antibiótico tetraciclina. Sem esse antídoto, que reprime a síntese da proteina letal, eles morrem em pouco tempo. (Pesquisa Online FAPESP, Nº. 180, 2011) Qual das afirmativas abaixo descreve o efeito espera- do do mosquito transgênico na população de mosqui- tos selvagens e no controle da dengue? A) A população de mosquitos fêmea deverá aumen- tar, pois mais mosquitos machos estarão dispo- níveis para acasalar. B) A manipulação genética dos mosquitos fêmea impede que o vírus da dengue seja transmitido pelos mosquitos Aedes aegypti C) Atransmissão da dengue será reduzida devido à morte dos mosquitos machos, causada pela au- sência de tetraciclina no ambiente. D) A cópula dos machos transgênicos com as féme- as selvagens leva à morte das fêmeas e à redu- ção na população de mosquitos. E) A população de mosquitos selvagens será redu- zida a um nível abaixo do necessário para trans- mitir a doença.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(PUC - RIO GRANDE DO SUL- RS - 2008)Número Original: 17Código: 12961

Verão

Fluxos de Energia e Matéria Níveis de Organização em Ecologia Controle Biológico (Ecologia) Nichos Ecológicos Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Questão de Vestibular - PUC - RIO GRANDE DO SUL 2008
Exibir texto da questão

As relações bióticas são essenciais ao processo de regulação das populações. As interações entre os elementos de uma comunidade constituem o resul- tado de milhares de anos de evolução biológica, com os diversos elementos relacionando-se reciproca- mente. A capacidade de suporte é um atributo do ecossistema, relacionado à densidade máxima sus- tentável de espécies que compartilham o uso de al- gum recurso limitante. A teoria da exclusão competi- tiva nos diz que quando duas espécies competem com grande sobreposição de nicho, aquela espécie que apresentar alguma vantagem competitiva, por pequena que seja, irá gradativamente aumentar a sua densidade, em detrimento da outra. Depois de algum tempo, apenas uma das espécies competido- ras permanecerá presente no ecossistema. Os pre- dadores são importantes nesta equação, pois, man- tendo as populações de presas em densidades abai- xo da capacidade de suporte, permitem a coexistên- cia das espécies competidoras. Um elemento estra- nho ao sistema, como uma espécie exótica, traz um novo desafio às espécies preexistentes, podendo até mesmo extinguir localmente uma espécie nativa. Ambientes de alta diversidade biológica, no entanto, oferecem menor oportunidade para o estabelecimen- to das espécies exóticas. Considerando as informações presentes no texto acima, é INCORRETO afirmar: A) As comunidades biológicas constituem o resul- tado de milhares de anos de evolução. Relações bióticas tais como predação, competição, entre outras, são essenciais a este equilíbrio. B) Acapacidade de suporte informa, em função da limitação de recursos naturais, a densidade máxima de uma determinada espécie que o ambiente é capaz de manter. C) Pet Shops vendem animais de diferentes regiões brasileiras, ou mesmo de países distantes. Soltar um destes animais no ambiente representa uma ameaça às comunidades naturais. D) Comunidades com grande diversidade biológi- ca, como a floresta amazônica, são mais vulne- ráveis à introdução de espécies exóticas, pois a espécie introduzida terá facilidade em encontrar recursos pouco explorados pelas espécies locais. E) A preservação de espécies predadoras é funda- mental para a manutenção da diversidade bioló- gica, pois, ao retirar-se o predador de um ecossis- tema, pode-se também perder algumas de suas espécies-presa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?